5 de set. de 2012

.OCUPE ARRAIAL e a dificuldades (não tão difíceis) de ter a bicicleta como uma opção de transporte público.


Aproveitando a deixa da ação Ocupe Arraial, um problema que também deve ser discutido é a forma como as instituições desestimulam o uso da bicicleta. Quem estuda na UFPE sabe a dificuldade que alguém tem quando deseja entrar no campus com uma bicicleta, a não ser que a entrada seja feita através da BR-101, o usuário da bicicleta terá um grande transtorno para tentar passa-la por cima das grades que circulam o campus já que todas as outras entradas são obstruídas por catracas de ferrugem, somando-se a isso o fato da inexistência de bicicletários nos centros acadêmicos.

Outras instituições que desestimulam o uso da bicicleta são os bancos, hospitais, shopping centers, em suma estabelecimentos dotados de estacionamento. Para estes o estacionamento é uma fonte de renda a mais, e extremamente obscena em se tratando de hospitais. Uma cidade como Recife, onde suponha-se o sistema metroviário deva ser expandido, devia começar a planejar ações em volvendo sistemas integrados metro-bicicleta onde haveriam vagões destinado a usuários de bicicleta e estes pagariam uma tarifa menor pela passagem.

Instituir um sistema de transporte onde bicicleta, ônibus e metrô se complementem não é uma tarefa  acessível apenas aos técnicos e PhDs em transporte público. 

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