Aproveitando a deixa da ação Ocupe
Arraial, um problema que também deve ser discutido é a forma como as
instituições desestimulam o uso da bicicleta. Quem estuda na UFPE sabe a
dificuldade que alguém tem quando deseja entrar no campus com uma bicicleta, a
não ser que a entrada seja feita através da BR-101, o usuário da bicicleta terá
um grande transtorno para tentar passa-la por cima das grades que circulam o
campus já que todas as outras entradas são obstruídas por catracas de ferrugem,
somando-se a isso o fato da inexistência de bicicletários nos centros
acadêmicos.
Outras instituições que
desestimulam o uso da bicicleta são os bancos, hospitais, shopping centers, em
suma estabelecimentos dotados de estacionamento. Para estes o estacionamento é
uma fonte de renda a mais, e extremamente obscena em se tratando de hospitais. Uma
cidade como Recife, onde suponha-se o sistema metroviário deva ser expandido,
devia começar a planejar ações em volvendo sistemas integrados metro-bicicleta
onde haveriam vagões destinado a usuários de bicicleta e estes pagariam uma
tarifa menor pela passagem.
Instituir um sistema de
transporte onde bicicleta, ônibus e metrô se complementem não é uma tarefa acessível
apenas aos técnicos e PhDs em transporte público.
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