26 de mar. de 2011

PELA PRÁXIS

PELA PRÁXIS

Práxis, uma palavra de origem grega, em seu sentido amplo, é a atividade humana em sociedade e na natureza. Mas ao longo da historia práxis tomou uma conotação superior, práxis também é a atividade política humana em sociedade.

Mas não qualquer atividade politica, mas uma atividade politica emancipatória, uma atividade politica que busca para se o papel de transformar a sociedade e subverter o senso comum. Que deseja transformações, que é o reflexo das contradições e superações politicas, sociais, econômicas, culturais de um momento histórico onde ethos utilitarista se traveste de senso comum e verdade absoluta, de um momento histórico onde se permite que os homens que nascem iguais e morrem iguais vivam de forma diferente, de um momento histórico onde o eu subjugou o nos, de um momento histórico onde se acredita que para ganhar alguém tem que perder. Se para ganhar alguém deve perder então não há vitória.

Então aqui estou, não por mim, mas pela práxis, pela vitória do nos e não do eu, ou todos ganham ou todos perdem não pode haver outro pensamento para o ethos humano.

Rodrigo Louriçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário